12 de ago. de 2012

DICAS DOMÉSTICA LEGAIS


Alimentos
AVES - Para LIMPAR a gosma da carne de Aves, lave-a com água corrente, esfregue, e mergulhe a carne num recipiente com água fria suficiente para cobrir tudo, misturada a 2 colheres de sopa de vinagre. Deixe algum tempo e depois lave novamente em água fria.
-
AZEITE – CONSERVAÇÃO - Quando abrimos uma lata ou garrafa de azeite, ele começa a oxidar, suas características se alteram, inclusive o azeite virgem. Deve ser consumido conforme está na data de validade, no máximo em 2 ou 3 anos. Mas para aumentar a sua vida útil, guarde suas azeitonas ou pimentas dentro da garrafa de azeite. Altera o sabor, não resta dúvida, mas aromatiza e amplia a sua vida útil.
-
BOLOS - Quando quiser deixar um Bolo bem FOFINHO, coloque o sal da receita diretamente sobre as gemas na hora do preparo.
- O seu bolo GRUDOU na forma? Fácil – coloque a forma na chama do fogão durante 5 minutos, dê umas sacudidas na fôrma, ele sai inteiro..
-
FRITURAS - Para a fritura NÃO ABSORVER ÓLEO demais, é só acrescentar um pouquinho de vinagre no óleo enquanto ainda estiver frio.
- Para ABSORVER o óleo das frituras utilize folhas de alface. À medida que elas forem encharcando, vá trocando. Isso dispensa o papel absorvente…
-
FRUTAS - Quando colocadas na geladeira devem ir para a gaveta própria, e se conservam frescas por mais tempo se junto a elas for colocada uma esponja úmida.
-
LEGUMES - Para saber se um legume está COZIDO, basta enfiar a ponta de uma faca enquanto ele ainda está na panela. Se não ficar preso à faca, escorregar e cair, está cozido e no ponto.
-
PIMENTA – ARDOR – Comeu alguma coisa com muita pimenta? Não beba água porque a água intensifica o ardor, beba leite. A queimação acontece por causa da capsaicina, que está ligada aos receptores nervosos da boca. O leite contém caseinato de cálcio, que refresca a boca. Mas se você estiver em um jantar não vai pagar o mico de pedir leite no meio do jantar, certo? As melhores opções depois dele são a cerveja e o vinho – ainda bem, né não???
-
REUTILIZAÇÃO DE ÓLEO usado para fritar os alimentos deve ser evitada, pois este tipo de processo vai aumentando o teor de gordura saturada devido à absorção, pelo óleo, da gordura liberada pelos alimentos fritos (Inmetro). Mas se você não liga para isso, reaproveite o óleo de cozinha utilizado nas frituras
filtrando-o com Bom-Bril (novíssimo, limpo) direto para um vidro – esterilizado e absolutamente seco. Aprendi que colocando um pedacinho de miolo de pão na frigideira, se ele não ficar escuro é possível aproveitar o óleo, caso contrário, é melhor descartá-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário